Responsabilidade Social


A responsabilidade social tornou-se um dos eixos para as Instituições de Ensino Superior que têm o objetivo de formar o profissional cidadão. Nessa perspectiva, é papel das Instituições de Ensino Superior promover a reflexão e o questionamento sobre a responsabilidade social na formação dos alunos, como futuros agentes de transformação das questões sociais do País e, ao mesmo tempo, executores de Ações Afirmativas na promoção da igualdade de condições, tendo em vista a inclusão social.

A Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP) está inserida no Município de Aparecida de Goiânia, segunda cidade em número de habitantes, com um dos melhores PIBs do Estado de Goiás, mas que convive com um hiato social significativo.

Assim, percebe-se a falta de oportunidade para a continuidade dos estudos, o que leva à baixa qualificação para ocupação dos postos de trabalho, gerando desemprego. Nesse sentido a IES contribui com a oferta de cursos de interesse do mercado e da sociedade e busca, no seu locus de inserção, levar o corpo docente e discente a traduzirem os conteúdos ministrados em ações de cunho social, como vivências que colaboram para a formação dos profissionais como cidadãos responsáveis socialmente, na sua futura área de atuação.

O papel da FANAP, nesse cenário, como primeira IES a se instalar no município, é o de contribuir para o desenvolvimento local com projetos que tenham continuidade, promovam a auto sustentabilidade e a construção da cidadania plena; considerando a melhoria das condições de vida da população e as ações de inclusão e empreendedorismo.

O desenvolvimento de projetos que promovam a interação entre a Instituição, seus objetivos e valores, e a sociedade; potencializa a contribuição da Instituição como Socialmente Responsável.

Objetivos

  • Desenvolver projetos que viabilizem a vivência da realidade social e a inclusão social.
  • Garantir a relação bidirecional entre a faculdade e a sociedade, para que os problemas sociais emergentes, em especial, os locais e os da região, recebam atenção por parte dos cursos da FANAP, tendo em vista a contribuição ao desenvolvimento sustentável, a partir de projetos.
  • Aproximar o conhecimento e as novas tecnologias à realidade da comunidade, promovendo ações de impacto social.
  • Priorizar as práticas relacionadas às necessidades sociais mais emergentes, relacionadas à área de atuação dos cursos.
  • Incluir os conteúdos da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável na elaboração dos projetos de Responsabilidade Social.
  • Oferecer oportunidade aos acadêmicos de conhecerem a realidade em que atuarão como profissionais e cidadãos na sociedade.
  • Realizar atividades em parceria com empresas e outras instituições tendo em vista o desenvolvimento da comunidade.

Endereço

Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, Conjunto Bela Morada Aparecida de Goiânia, CEP: 74.920-760 Fone/Fax: (62) 3277-1000
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Supera WebX