17/03/2019
DIREITO
A Faculdade Nossa Senhora Aparecidarealizou, no dia 13 de março, nos períodos matutino e noturno, o III Ciclo de Palestras do curso de Direito, com abordagem de temas referentes ao dia Internacional da Mulher. Embora associado a flores e elogios, sua origem está relacionada a décadas de luta das mulheres por direitos e melhores condições de trabalho e de vida. Nessa ótica foram trazidos ao debate temas que estão pautados de forma cotidiana na sociedade brasileira.
O evento teve como destaque o caráter interdisciplinar dos temas abordados, sendo, portanto, aberto a todos os cursos. Além dos alunos do curso de Direito, participaram os alunos de Recursos Humanos, Análise de Sistemas e Pedagogia. No período matutino a palestra de abertura com o tema “Tráfico de Pessoas e Direito das Mulheres” foi ministrada pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Rosa que falou sobre a sua experiência no enfrentamento ao tráfico de mulheres, combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, trabalho escravo e trabalho infantil. Na sequência a Procuradora do Estado de Goiás Carla Von Bentzen, falou sobre “Os Avanços e Retrocessos do 8 de Março”. O encerramento do evento no período matutino foi feito pela Perita Criminal Gyzele Cristina Santos Souza que abordou o tema “A Violência Contra a Mulher e o Feminicídio”.
No período noturno, o advogado Igor Gabriel Reis abordou o tema “Masculinidade Tóxica”, considerando os aspectos culturais da masculinidade. A advogada Thalita Monteiro Maia elaborou a sua fala a partir do “Recorte Racial da Violência Contra a Mulher”. O encerramento ficou por conta da professora Renata Guilarde de Oliveira que expôs sobre “Feminicídio e Lei Maria da Penha: Suas Particularidades e Peculiaridades.